Treinamento MIP: aprendizado sobre a economia da Amazônia Legal
Entre os dias 22 e 26 de abril, servidores e profissionais de órgãos que promovem o desenvolvimento regional, participaram do 3º módulo para construção da Matriz Insumo-Produto (MIP), promovido e realizado na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). A MIP será uma ferramenta de avaliação, planejamento e previsão dos impactos econômicos da Amazônia Legal.
O economista da Sudam e coordenador do projeto , Sérgio Silva, destacou a importância dessa fase do treinamento em que está sendo construído um modelo interestadual para a Região Amazônica. “É um modelo de planejamento e avaliação que mostra como os estados estão interligados economicamente e como um estado gera impacto em outro. Com isso poderemos identificar as oportunidades de melhoria ”, explicou.
Com a construção da MIP os instrumentos de ação da Sudam, como Fundo Constitucional do Norte (FNO), Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), e Incentivos Fiscais, poderão ser melhor planejados e avaliados por meio da representação em matriz da economia dos estados da Amazônia Legal.
Além dos servidores da Sudam, pessoas de outros órgãos de desenvolvimento regional e dos Estados da Amazônia Legal participaram. Sandro Ribeiro, da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Seplancti-AM), destacou a importância de construir uma MIP para a região. “Esse compartilhamento de informações, promovido pela Sudam, é muito importante para toda a região da Amazônia Legal, pois estamos aprendendo a construir uma MIP para todos os estados da região. Esse treinamento veio em um momento totalmente importante, onde a economia do Brasil está passando por uma mudança”, destacou.
Sobre o treinamento MIP - A construção dessa ferramenta de planejamento e de avaliação está sendo efetivada por meio da consultoria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)/ Universidade de São Paulo (USP). O curso iniciou em fevereiro, com o 1º módulo ministrado pelo economista Gervásio Santos. O segundo módulo ‘Modelos de Insumo-Produto’ teve o pesquisador da Fipe/Usp, Alexandre Alves Porsse e, nesta etapa, o doutor em economia, Vinícius Vale, foi o responsável pelo conteúdo das aulas, durante toda a semana de aprendizado.
por Ascom Sudam
publicado em 29/04/2019
Redes Sociais