Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Sudam conhece Parques Tecnológicos em Florianópolis e Belo Horizonte

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Terça, 16 de Abril de 2019, 14h37
  • Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 14h37
  • Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 14h53

Durante agenda realizada entre os dias 12 e 15 de abril, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), representada pelo superintendente Paulo Roberto Correia, realizou visita ao Parque Tecnológico Sapiens Parque, em Florianópolis, e ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte-BH-Tec. Os objetivo das visitas fazem parte de dois eixos do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia – PRDA:  promover o fortalecimento do Sistema Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Amazônia Legal e o fortalecimento das capacidades governativas dos entes subnacionais.

Na sexta-feira, 12 de abril, os membros da comitiva composta pelo superintendente da Sudam, senadora Mailza Gomes, acompanhada da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, o secretário estadual de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Anderson Abreu, os presidentes da Funtac, Odicleia Camara, da Fundhacre, Dr. Lucio Brasil, do sindicato dos engenheiros e representante da ZPE, Tião Fonseca e o diretor técnico do Sebrae, Lauro Santos, foram recebidos pelo diretor executivo da unidade de Gestão Pública, Moacir Marafon, na Softplan Planejamento e Sistemas, no Sapiens Parque, parque de inovação e tecnologia na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Moacir apresentou a Softplan ao grupo e também fez uma apresentação do histórico da empresa, campo de atuação e a importância da instituição para o país.

A senadora Mailza Gomes (Progressista-AC) explicou que o objetivo foi buscar inovação e experiência. “Foi uma visita muito propositiva, a nossa comitiva teve a oportunidade de conhecer de perto um grande centro de tecnologia e conversar com pessoas inspiradoras”, destacou a senadora.

O Sapiens Parque é um parque de inovação que possui infraestrutura e dedica seu espaço para abrigar empreendimentos, projetos e outras iniciativas inovadoras estratégicas para o desenvolvimento de uma região. O grande diferencial deste modelo é possuir um modelo inovador para atrair, desenvolver, implementar e integrar as iniciativas com o objetivo de estabelecer um posicionamento diferenciado, sustentável e competitivo.

Ainda em busca de conhecimentos sobre tecnologia e inovação, o superintendente da Sudam esteve presente na visita ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte-BH-Tec, realizada na última segunda-feira, 12. Na ocasião, os visitantes conheceram as instalações e estrutura do BH Tec, que é um parque tecnológico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participaram de uma palestra com o diretor-presidente, prof. Roberto Bigonha, e conheceram sobre a implementação e diretrizes de funcionamento do parque,

O BH-TEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte é uma associação civil de direito privado, de caráter científico, tecnológico, educacional e cultural, sem fins lucrativos, que funciona como um ambiente de negócios abriga empresas que se dedicam a investigar e produzir novas tecnologias e centros públicos e privados de Pesquisa & Desenvolvimento.

Criado em 2005, o BH-TEC é o resultado da parceria entre seus cinco sócios fundadores: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Governo do Estado de Minas Gerais, Município de Belo Horizonte, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), além de ser apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento de Minas Gerais (Fapemig) e pela Agência Brasileira da Inovação (FINEP).

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página