Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Desenvolvimento Regional: Sudam conclui mais uma etapa de treinamento da Matriz Insumo-Produto (MIP)

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Terça, 02 de Abril de 2019, 10h21
  • Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 10h21
  • Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 10h22

Encerrou na última sexta-feira, 29, o segundo módulo do Treinamento para Construção da Matriz Insumo-Produto (MIP), promovido pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Durante uma semana, a autarquia foi local de estudo para os servidores e membros de outras instituições que trabalham o desenvolvimento regional. A construção da MIP auxiliará no planejamento e prevenção dos impactos econômicos da Amazônia Legal.  

Neste módulo, os envolvidos puderam desenvolver atividades com base nos dados específicos da região da Amazônia Legal. Ministrado pelo pesquisador da Fipe/Usp, Alexandre Alves Porsse, que possui  linha de pesquisa inserida no campo da Economia Regional, o módulo trabalhou com metodologia específica. “Os participantes foram divididos em grupos e cada equipe trabalhou com uma Matriz de Insumo-Produto de uma unidade da federação, da região Norte. Todos eles desenvolveram análises de impacto, projetos de investimentos e, também, de elaboração de indicadores. O objetivo foi possibilitar uma imersão sobre as possibilidades de uso da matriz na região”, explicou.

A construção dessa ferramenta de planejamento e de avaliação está sendo realizada por meio da consultoria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)/ Universidade de São Paulo (USP). A Sudam, como forma de integração, também possibilitou que membros de outros órgãos de desenvolvimento regional e dos Estados da Amazônia Legal pudessem participar do programa de treinamento.

A economista da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Tocantins, Geizianne Cunha, explicou que sua participação no treinamento promovido pela Sudam, vai agregar nas informações para a economia da região. “Essa oportunidade foi muito importante para o estado do Tocantins. É um conhecimento muito vasto e profundo que possibilitou uma melhoria nos conhecimentos para novos investimentos do meu estado. Da Sudam eu estou levando informações que vão somar na economia e planejamento do meu estado”, destacou.  

“É uma iniciativa muito exitosa da Sudam e participamos com grande satisfação. Estamos otimistas em relação a esse modelo que busca o trabalho de inteligência econômica do território para repensar a economia e, a partir daí, verificar como podemos dinamizar as decisões do setor público. Foi uma grande troca de experiência, principalmente por trabalhar com profissionais de outras áreas de fomento”, contou Roberto Matos da Secretária de Planejamento do Maranhão.

A MIP vai fazer a representação em matriz da economia dos estados da Amazônia Legal, para planejar e prever impactos dos instrumentos de ação da Sudam, como Fundo Constitucional do Norte (FNO), Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), e incentivos fiscais.

publicada em 02/04/2019

por Ascom Sudam 

registrado em:
Fim do conteúdo da página