Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Sudam visita Parque de Ciência e Tecnologia Guamá

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Sexta, 29 de Março de 2019, 15h30
  • Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 15h30
  • Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 16h21

A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) realizou uma visita ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT), na manhã da última quarta-feira, 27. O superintendente  Paulo Roberto Correia e o coordenador substituto de Gestão de Tecnologia da Informação da Sudam (CTI), Luzio Silva Filho, discutiram com o diretor da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, Rodrigo Quites Reis, sobre estratégias e possibilidades de articulações para o desenvolvimento regional. O PCT Guamá é o único parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia.

“Queremos, cada vez mais, nos aproximar da importante área de ciência e tecnologia. O PCT é muito essencial para os avanços tecnológicos da Amazônia, que merece nossa total atenção”, destacou o superintendente da Sudam.

Resultante da parceria entre as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Governo do Pará, o PCT Guamá foi o primeiro e permanece como único parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. Ele tem como principal objetivo o de estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Com uma área de 72 mil metros quadrados, reúne atualmente 15 centros e laboratórios tecnológicos, 39 empresas, 16 startups, instituições de pesquisa e grupos residentes, todos ligados às áreas estratégicas de atuação, que são Biotecnologia; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Energia; Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral.

Situado entre a UFPA e a UFRA, apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como de empreendimentos nascentes (startups) e temporários.

A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por sua vez, foi qualificada para realizar a gestão administrativa, financeira, física e ambiental do PCT Guamá. Desde 2009 a Fundação é mantida pelo Governo do Estado, por meio de contrato com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica – Sectet.

por Ascom Sudam

publicado em: 29/03/2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página