Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Sudam promove nova etapa de treinamento para construção de MIP

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Terça, 26 de Março de 2019, 12h43
  • Publicado: Terça, 26 de Março de 2019, 12h43
  • Última atualização em Terça, 26 de Março de 2019, 12h51

Começou na última segunda-feira, 25, o segundo módulo do Treinamento para Construção de Matriz de Insumo-Produto (MIP) que auxiliará no planejamento e prevenção dos impactos econômicos da Amazônia Legal. Servidores da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e membros de outros órgãos de desenvolvimento regional participam do treinamento até o dia 29 de março, na sede da autarquia, em Belém.

A construção dessa ferramenta de planejamento e de avaliação será efetivada por meio da consultoria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)/ Universidade de São Paulo (USP). O segundo módulo ‘Modelos de Insumo-Produto’ é ministrado pelo pesquisador da Fipe/Usp, Alexandre Alves Porsse, que possui  linha de pesquisa inserida no campo da Economia Regional, com ênfase no desenvolvimento e aplicação de modelos de equilíbrio geral para análise de políticas econômicas.

O treinamento envolve assuntos sobre os fundamentos de MIP, impactos, resultados e a realização de exercícios práticos sobre o tema. “O objetivo desse módulo é fazer com que os servidores aprendam muito bem o uso dessa ferramenta de Insumo-Produto para fazer uma análise das características de estrutura produtiva de um país ou de uma região. Serão analisados diferentes indicadores que podem ser utilizados”, destacou Porsse.

A MIP vai fazer a representação em matriz da economia dos estados da Amazônia Legal, para planejar e prever impactos dos instrumentos de ação da Sudam, como Fundo Constitucional do Norte (FNO), Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), e incentivos fiscais. A Sudam, como forma de integração, também possibilitou que membros de outros órgãos de desenvolvimento regional e dos Estados da Amazônia Legal pudessem participar do programa de treinamento.

por Ascom Sudam

publicado em 26/03/2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página