Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Sudam encerra primeira etapa de treinamento para construção de MIP

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 12h11
  • Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 12h11
  • Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2019, 08h56

A primeira etapa do Treinamento para a Construção de Matriz de Insumo-Produto (MIP) foi encerrado na quarta-feira, 27, com a participação de servidores da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e de outras instituições públicas. A atividade faz parte da consultoria que vai viabilizar a construção de MIP na Amazônia Legal, mas que também pode auxiliar na integração das políticas de desenvolvimento regional.

Para quem veio de outros estados, o saldo foi positivo. “É ótima essa iniciativa e reflete um pouco essa aproximação que estamos buscando, pois apesar das especificidades regionais temos o mesmo objetivo que o é desenvolvimento das regiões. O que garante a troca de experiências e convergências de metodologias para que os trabalhos de cada instituição fiquem mais robustos e se ajudem mutuamente”, destacou Ademir Vilaça, coordenador geral de Estudos, Pesquisa, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). 

José Ribeiro, chefe de departamento de Diversificação Econômica da Secretaria de Planejamento do Estado do Amazonas, falou sobre a contribuição da atividade para novos planejamentos. “A partir desse treinamento, podemos aplicar alguns cálculos e exemplos, para que a MIP dos estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso possam trabalhar em conjunto e assim desenvolver melhor a nossa região”.

Rodrigo do Reis Oliveira, economista da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), avaliou o aprendizado do treinamento. “Foi muito interessante ver que a Sudam abriu as portas pra outras instituições participarem, o que é muito positivo na disseminação dessas informações em outras localidades. Os conhecimentos repassados por profissionais qualificados e que têm mais tempo no mercado, poderão auxiliar na implementação de boas práticas no Centro-Oeste para a melhor interação e desenvolvimento”.

Publicado em 28/02/2019

Por Ascom Sudam

registrado em:
Fim do conteúdo da página