Servidores passam por treinamento na Sudam
Até o dia 27, quarta-feira, servidores da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e de outros órgãos de desenvolvimento regional participam do Treinamento para Construção de Matriz de Insumo-Produto (MIP), na sede da autarquia, em Belém. A atividade é ministrada pelo economista Gervásio Santos, da Universidade de São Paulo e faz parte da consultoria que vai viabilizar a construção de MIP na Amazônia Legal.
“O objetivo do treinamento é fornecer informações para que técnicos e parceiros possam formular, operacionalizar e aplicar modelos econômicos. Eles poderão simular políticas para avaliar os impactos das ações, com isso poderão qualificar as decisões a serem adotadas”, comentou Santos. A Matriz de Insumo-Produto (MIP) dos estados da Amazônia Legal é uma ferramenta de planejamento e de avaliação será efetivada por meio da consultoria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)/ Universidade de São Paulo (USP)
INSUMO-PRODUTO - A MIP vai fazer a representação em matriz da economia dos estados da Amazônia Legal, para planejar e prever impactos dos instrumentos de ação da Sudam, como Fundo Constitucional do Norte (FNO), Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), e incentivos fiscais. A Sudam abriu a oportunidade para que pessoas de outros órgãos de desenvolvimento regional e dos Estados da Amazônia Legal pudessem participar de um programa de treinamento que compõe a consultoria, cuja primeira etapa será realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro.
Por Ascom Sudam
Publicado em 26/02/2019
Redes Sociais