Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Campanha de consumo consciente reduz o consumo de água na Sudam

  • Escrito por Flávia Andrea Sepeda Ribeiro
  • Criado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 10h35
  • Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 10h35
  • Última atualização em Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 10h37

A redução de pelo menos 40% no consumo de água é um dos resultados obtidos a partir dos esforços da Sudam. O número refere-se ao ano de 2018 em comparação ao primeiro e segundo semestres de 2017. A medida atende à portaria Nº 23 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 12 de fevereiro de 2015, que estabelece boas práticas de gestão e uso de energia elétrica e de água nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal e dispõe sobre o monitoramento de consumo desses bens e serviços.

Algumas alterações foram adotadas após um colapso na rede hidráulica da Sudam, ocorrido em fevereiro de 2017 e que resultou em um vazamento. Como solução, foi realizada a substituição dos equipamentos deteriorados e obsoletos, por equipamentos que racionam o consumo de água nos banheiros. Somado a isso, houve um esforço dos servidores e que teve como consequência uma economia de R$ 13.730,00, no valor da conta. “Mesmo com um aumento na tarifa, conseguimos uma grande economia, o que mostra que os servidores estão mais conscientes e evitando o desperdício de água”, comenta Keila Rodrigues, diretora substituta de Administração.

No segundo semestre de 2018, a economia no consumo foi ainda maior e alcançou baixa de 42,47%, em comparação com o mesmo período de 2017. Mesmo com a alta na tarifa, a economia foi de R$ 12.344,00 na conta.

A intenção é de continuar estimulando o uso consciente, por isso foram elaborados projetos para a captação e reaproveitamento das águas dos aparelhos splits e das águas da chuva. “Temos ainda as campanhas de sustentabilidades realizadas na Sudam, em que o tema do uso racional da água sempre se faz presente, em busca de inovações. Há a perspectiva de mais melhorias a serem implantadas em 2019, visando a otimização dos recursos, com as etapas seguintes dos projetos de reaproveitamento das águas para os banheiros do térreo. É necessário sempre estimular as práticas de sustentabilidade e economicidade”, destaca Rodrigues.

 

 

 

Publicado em 06/02/2019

Por Ascom Sudam

registrado em:
Fim do conteúdo da página