Escola de Desenvolvimento Regional da Sudam faz balanço de 2018
Com o objetivo de disseminar na sociedade a temática do desenvolvimento regional, os instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) por meio da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o projeto Escola do Desenvolvimento Regional encerrou as atividades de 2018 com saldo positivo. “Criada em setembro de 2018, em pouco mais de dois meses de atuação, o projeto alcançou diretamente um público de cerca de 400 pessoas, participando de quatro eventos”, comentou Kleber Mourão, Economista da Sudam e coordenador do projeto.
As atividades da Escola foram finalizadas com a visita técnica de alunos da Universidade Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) na sede da autarquia, em Belém, no mês de novembro. No total, 30 pessoas entre alunos e professores do curso de Ciências Econômicas da universidade conheceram a história da superintendência e sua Política Nacional de Desenvolvimento Regional, assim como instrumentos de ação, como os incentivos fiscais, o Fundo Constitucional do Norte (FNO) e o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA).
O projeto ainda participou do I Congresso Norte de Direito da Amazônia, com a palestra cuja temática central foi a Gestão Estratégica na Amazônia, e duas palestras abordando as questões do desenvolvimento regional, os instrumentos da PNDR e as ações da Sudam, para alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Faci/Wyden.
Em 2019, a expectativa é avançar para os nove estados da Amazônia Legal e em breve todo território nacional. “Nosso objetivo é ampliar o debate, conscientizar sobre os avanços e as dificuldades encontradas, buscar o engajamento de toda a sociedade para a causa e realçar a importância da Sudam na formulação e gestão de políticas públicas para uma melhor qualidade de vida à sociedade amazônica”, destacou Mourão.
Publicado em 06/12/2018
Por: Ascom Sudam
Redes Sociais