Economistas da Sudam representam Amazônia em publicações nacionais
O desenvolvimento regional da Amazônia foi abordado pelos economistas da Superintendência do desenvolvimento da Amazônia (Sudam) Kleber Antonio da Costa Mourão e Sérgio Felipe Melo da Silva, em duas edições da revista Economistas do Conselho Federal de Economia (Cofecon), que é distribuída nacionalmente.
“O dilema do desenvolvimento regional na Amazônia” foi o título do artigo de autoria de Sérgio Felipe Melo da Silva e Kleber Mourão, na edição de julho a setembro. Eles destacaram no texto que a política regional “ainda carece de uma maior coordenação entre seus instrumentos e suas próprias instituições, além de um melhor alinhamento e concatenamento entre as várias políticas dos diversos entes federativos na busca da superação dos entraves para o desenvolvimento regional”.
Já na edição anterior, Kleber Antonio da Costa Mourão, escreveu o artigo “Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) em foco: um olhar para a Amazônia”. O artigo aborda a questão da disparidade que existe no Norte e Nordeste, comparado com Sul e Sudeste, na questão de produção de riqueza e apropriação dessa riqueza produzida em qualidade de vida. E para promover um novo cenário, se tratando de Amazônia, o economista trouxe dados do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e os Incentivos Fiscais (IF’s) e destacou: “Ainda que os indicadores de produção de riqueza e de qualidade de vida da Região Amazônica estejam aquém dos níveis nacionais, os números que demonstram o impacto dos instrumentos da PNDR na região são significativos e caracterizam que essa política pública tem colaborado para reduzir os desníveis sociais e econômicos”.
As edições das revistas estão disponíveis aqui e aqui
Publicado em 27/09/2018
Ascom Sudam
Redes Sociais