Evento técnico voltado para arranjos produtivos locais é realizado em Belém
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, realizou nesta quinta-feira, 20 de setembro, um evento técnico de “Formalização da rede de núcleos estaduais de Arranjos Produtivos Locais (APLs)”. O evento reuniu, na sede da Sudam, em Belém, representantes dos núcleos estaduais, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), além de instituições públicas, de ensino superior, dentre outras.
A coordenadora de Elaboração de Programas e Projetos Especiais da Sudam, Aline Dias explica que APL’s são aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. “A Sudam passa a integrar a Rede de Núcleos Estaduais, por entender que os APL’s constituem formas de possibilitar a geração de renda, diminuir as desigualdades inter e intrarregional, com agregação de valor econômico para a Amazônia”, comenta.
Segundo Maria Cristina Milani, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o objetivo é de tirar encaminhamentos a partir da formalização da rede. “A ideia é instituir uma rede formal, ou seja, em que os atores envolvidos estabeleçam compromissos estratégicos para o futuro e construir uma proposta de agenda inicial”, destaca.
Na ocasião, a servidora Narda Gomes de Souza apresentou o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) 2016/2019, em vigor e destacou os pontos que serão contemplados no PRDA de 2020/2023, que já está em elaboração pela equipe da Sudam.
Publicado em 21/09/2018
Ascom Sudam
Redes Sociais