Palestra alerta servidores sobre o câncer de mama
Belém, 11/10/2017 - “Eu estou aqui para esclarecer, mas 50% [de participação no diagnóstico precoce] é a atitude de cada um, é a prevenção”. Assim alertou a enfermeira do Serviço Social do Comércio (Sesc), Nilce Pires, em sua palestra "Saúde da Mulher", sobre a prevenção do câncer de mama, como parte da campanha “Outubro Rosa”. A ação ocorreu nesta quarta, 11, no prédio-sede da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e faz parte do Programa de Qualidade de Vida do servidor, promovido pela Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP). Além da palestra, foram ofertados serviços como a verificação de pressão arterial, glicemia e informações sobre os serviços disponíveis no Sesc.
Pires alertou ainda para a importância de uma prevenção permanente e que a doença atinge também homens. Segundo ela, no período de 2016 e 2017 cerca de 600 mil mulheres foram vitimadas pela doença. Usando mamas de borracha, ela ensinou as mulheres a fazer o exame. Ela disse, ainda, que para os homens a prevenção é ainda mais fácil, pois não têm a mama desenvolvida, e nem as variações hormonais, e podem detectar nódulos mais facilmente. “É necessário que eles também façam exames e que procurem um mastologista, em caso de dúvidas”, advertiu.
A coordenadora substituta de Pessoal, Administração e Finanças da Sudam, Jeanne Aragão, afirmou que essa programação vem acontecendo há alguns anos, em outubro (rosa) e novembro (azul), acompanhando a campanha do Governo Federal, e que a adesão dos servidores, inclusive dos homens, vem aumentando a cada ano. “Essa é a intenção de um trabalho de conscientização, em que a ação ocorre num dia, mas o seu efeito é notado ao longo do ano todo, observando a mudança de comportamento dos servidores”, afirmou. Segundo Aragão, uma grande conquista da parceria com o Sesc foi a realização, durante o evento, do cadastramento dos colaboradores terceirizados que atuam na Sudam para fazer uso dos serviços de atendimento de saúde do Sesc, já que eles não podem ser atendidos pelo plano da autarquia. Além disso, o Sesc tem programações artísticas e culturais, cursos e oficinas e até passeios e excursões, ainda em 2017.
Texto: Marilena Vasconcelos
Foto: ASCOM
Redes Sociais