Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Sudam sedia Oficina Norte do 8° Fórum Mundial da Água

  • Escrito por Ana Beatriz
  • Criado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 16h28
  • Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 16h28
  • Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 16h40

Belém, 18/08/2017 - “Não se realiza o desenvolvimento sem a união de todos. Cada um de nós é uma peça importante de contribuição. É com grande satisfação que a Sudam se une para contribuir com o desenvolvimento, não só da região norte, mas do planeta inteiro”. Assim manifestou o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Roberto Correia, ressaltando a importância da região amazônica, na Oficina do Norte para Subsídio ao Relatório ao Processo da América do Sul do 8° Fórum Mundial da Água, que aconteceu nesta sexta-feira, 18, no auditório da Sudam, em Belém. O evento foi promovido pelo Ministério de Integração Nacional (MI) e é uma inciativa da UNESCO, por meio de seu Programa Hidrológico Internacional para a América Latina e o Caribe – PHI-LAC.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, foi representado pelo secretário executivo do MI, Mário Ribeiro. Estiveram presentes, ainda, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Ney Maranhão, e o vice-presidente do Processo Regional do 8º Fórum Mundial de Água, Irani Ramos. Participando de maneira virtual, diretamente de Washington, o chefe da Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e coordenador regional para as Américas do Processo Regional do Fórum, Sérgio Campos, esclareceu os marcos, estratégias e diretrizes que se espera ver encaminhados no encontro.

Ribeiro ressaltou a importância do conhecimento da dimensão do problema da água no planeta e na região amazônica, como “única ferramenta” para buscar soluções eficazes. Ele falou sobre o que chamou de “”PIB Verde”, referindo-se às condições ambientais e suas consequências. Ele anunciou que o MI está criando um Grupo de Trabalho (GT) para estudar as estratégias para estender o uso das águas a todos. “Na Amazônia há comunidades que vivem às margens das águas e não têm acesso à água potável”, lamentou.   

 

OFICINA NORTE

O encontro reuniu as Contribuições da Região Norte ao Relatório da América do Sul para o Processo Regional do 8° Fórum Mundial da Água. A Comissão Brasileira para Programas Hidrológicos Internacionais (COBRAPHI) realizou oficinas de apresentação e contribuição ao relatório, solicitado pelo PHI-LAC, da UNESCO. As oficinas fazem parte dos trabalhos do Processo Regional do 8° Fórum Mundial da Água, que será realizado ente os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília (DF). O PHI-LAC, coordenador do Processo Regional para a América do Sul, solicitou relatórios às Comissões Nacionais do PHI – CONAPHIs da América do Sul. No caso do Brasil, coube à COBRAPHI a tarefa de produzir uma minuta desse relatório.

Após análise das contribuições obtidas nas oficinas e via plataforma eletrônica, o relatório será encaminhado ao PHI-LAC, como contribuição ao Documento sobre a América do Sul, a ser enviado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, coordenador do Processo Regional das Américas, para integrar-se ao conteúdo do Relatório das Américas do Processo Regional do 8° Fórum Mundial da Água.  O Relatório Regional Brasil trata da temática dos recursos hídricos no país. As contribuições dessas oficinas ajudarão na obtenção de uma visão mais completa sobre o tema e na consolidação do material a ser encaminhado ao PHI-LAC. As oficinas já aconteceram nas regiões Nordeste (Recife/PE, 15 de agosto) e Norte (Belém/PA, 18 de agosto).

As próximas serão as do Sudeste (São Paulo/SP, 21 de agosto), Centro Oeste (Brasília/DF, 22 de agosto e Sul (Porto Alegre/RS, 24 de agosto). Também será realizada uma consulta pública por meio da plataforma eletrônica do 8° Fórum Mundial da Água (http://www.worldwaterforum8.org). Contribuições também poderão ser encaminhadas por meio de formulário específico disponível na plataforma eletrônica do 8° Fórum Mundial da Água de 14 a 25 de agosto.

 

Texto: Marilena Vasconcelos

Foto: ASCOM/SUDAM

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página