Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Lançamento de plataforma tecnológica garante benefícios ao setor produtivo do Pará

  • Escrito por Eduardo Monteiro
  • Criado: Quarta, 12 de Julho de 2017, 17h18
  • Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2017, 17h18
  • Última atualização em Quarta, 02 de Agosto de 2017, 16h15

A Superintendência de desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, participou do lançamento do Sistema de Integração Agropecuário (SIAPEC) 3, realizado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA). O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 12. O sistema é uma plataforma tecnológica que integra a emissão da GTA – Guia de Trânsito Animal, do boleto referente ao recolhimento da contribuição do produtor rural ao FUNDEPEC, e da Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural.

O evento faz parte da programação do 31º Exposição Agropecuária de Marabá-EXPOAMA, destacando aos produtores rurais a importância, a facilidade e a agilidade que esse sistema trará para o processo de comercialização de seus animais, bem como, os benefícios que também serão recebidos pelos órgãos.

O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, participou da reunião e explicou sobre a importância de investir no estado do Pará. “Uma negociação feita na semana passada já alterou de 1,5% para 5%, o desconto sobre todo o recurso que retornar do FDA. Serão repassados 5% do investimento em ciência e tecnologia, e investidos aqui, e não serão mais contingenciados”, comemorou o superintendente. Segundo ele, a autarquia tem hoje, contingenciados, R$650 milhões para esses investimentos que não vão mais para a conta do Tesouro Nacional, mas sim para uma conta no Banco da Amazônia.

Os produtores rurais terão, ainda, a possibilidade de renegociar duas dívidas. A autorização da concessão para liquidação pode ser feita até 29 de dezembro de 2017, das operações de crédito rural referentes a uma ou mais operações do mesmo mutuário, contratadas até 31 de dezembro de 2011, com bancos oficiais federais, relativas a empreendimentos localizados nas áreas de abrangência da Sudene da Sudam. "Temos que fazer justiça ao ministro Helder Barbalho, porque foi por articulação dele, que o presidente Michel Temer segurou a promulgação da lei que beneficiava apenas os produtos rurais do nordeste, e o ministro conseguiu que esse benefício fosse estendido para a área de atuação da Sudam. Por tanto, o ministro teve um papel decisivo para que esses produtores rurais tivessem a opção desse benefício", ressaltou.

Para o presidente da FAEPA, Carlos Xavier, o lançamento do SIAPEC 3 é um grande avanço para o Estado. “Essa ferramenta unifica as informações, auxiliando-os no cumprimento de suas atribuições, pois, viabiliza o acesso em tempo real, através da internet, aos documentos inerentes à rotina dos produtores rurais no Estado do Pará”, explicou o presidente.

Só no estado do Pará são 122 indústrias incentivadas pela Sudam e mais de 275 projetos com isenção, gerando renda e riqueza para o Estado.

ASCOM Sudam

registrado em:
Fim do conteúdo da página