Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Sudam e UFPa discutem novas parcerias

  • Escrito por Eduardo Monteiro
  • Criado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 15h31
  • Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 15h31
  • Última atualização em Quarta, 02 de Agosto de 2017, 16h18

Uma maior aproximação entre a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), para melhor aproveitamento de recursos e cooperação técnica entre as instituições foi o tema tratado na visita do superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, ao reitor da UFPA, Emannuel Tourinho. A visita aconteceu no gabinete do reitor, na tarde desta quarta-feira, 05.

Entre as propostas estão as diversas formas de captação de recursos para capacitações e pós-graduações do corpo técnico, além de cooperação para a utilização de estruturas já disponíveis, como laboratórios e suporte técnico para os projetos já existentes. Outra sugestão foi a criação de um marco referencial estrutural, que seria esquematizado num Convênio de Colaboração Técnica Científica, amplo e abrangente, cujas ações posteriores e pertinentes, seriam detalhadas em projetos específicos, podendo ser de cunho financeiro ou não. Também foram discutidas questões relativas ao Fundo para Ciência e Tecnologia, cujos recursos possam ser aplicados em apoio às universidades para esse fim.

Correia lembrou que a Sudam já vem fazendo convênio com recursos próprios e que há muito interesse de estabelecer novas parcerias com a UFPa. “A divulgação das potencialidades, eficiência e a transparência na aplicação dos recursos são o ‘ponto chave’ para a aproximação da sociedade das instituições. É bem o que estamos fazendo na Sudam”, afirmou. Ele sugeriu uma maior aproximação também com a Federação das Indústrias, no sentido de colocar a tecnologia de que a UFPa dispõe a serviço do setor produtivo. Correia ficou de indicar um representante técnico para discussões posteriores com a UFPa, relativas aos prosseguimentos dos objetivos de parcerias abordados.

Mouzinho destacou a importância de unir esforços entre as instituições e os setores empresarial, governamental e outros, para avaliar possibilidades de cooperação. “A universidade quer colaborar com os diversos setores, mas também queremos sensibilizá-los para também se sentirem responsáveis pelo seu sucesso e desenvolvimento”, conclamou. Ele destacou a importância dos laboratórios existentes na UFPa, que muito podem colaborar com o setor industrial, com tecnologias de ponta. Segundo ele, o que falta é uma maior interação e um diálogo proveitoso, para que uma colaboração mútua venha favorecer a toda a região. “Existe uma demanda já efetiva e outras tantas que podem ser desenvolvidas de acordo com a necessidade”, afirmou.

 

Texto : Marilena Vasconcelos

Foto : ASCOM/SUDAM

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página