Instituições discutem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no II Encontro Nacional
Belém, 08/06/2017 - A luta para a erradicação da extrema pobreza é o principal objetivo da Rede ODS Brasil – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que promove hoje, 08, e amanhã, 09, o II Encontro Nacional da Rede ODS Brasil. A abertura do evento aconteceu na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia- Sudam e contou com a participação dos prefeitos de Barcarena, Carlos Villaça, e Ananindeua, Manoel Pioneiro. Estiveram presentes, ainda, a diretora de Planejamento e Articulações de Políticas da Sudam, Keila Rodrigues, além de representantes da Secretaria de Governo da Presidência da República, Cláudio Ribeiro; do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Beatriz Santos; delegação do Sudeste e Nordeste, Rosa Alvarenga, Arimatéia França, entre outros.
Durante a abertura do evento a diretoria de planejamento da Sudam falou da importância de sediar pela segunda vez o encontro, além dos esforços que todos devem buscar para contribuir com os objetivos apresentados pela REDE ODS. “A Sudam tem o objetivo de desenvolver a região no cenário nacional e internacional. A união de esforços é fundamental para o alcance desses objetivos. Ficamos muito felizes em sediar pela segunda vez esse encontro, que busca solucionar problemas antigos da nossa sociedade em geral”, afirmou a diretora.
“Temos que fazer um planejamento integrado das ações que irão subsidiar a REDE ODS. Venho com muita alegria participar dessa reunião porque é uma oportunidade do Brasil vislumbrar a saída da crise, mas só será possível se tivermos um processo participativo e comprometido de toda a sociedade civil organizada, no sentido de pensar que as ações estarão efetivamente concretizadas na Agenda 2030”, expressou Cláudio Ribeiro.
O município de Barcarena incluiu em seu Plano Plurianual (PPA), a sustentabilidade. Todas as ações da prefeitura são voltadas aos objetivos propostos pela Rede. Para o prefeito Carlos Villaça, a obrigação de um governo, é governar para todos. “Nosso desejo é diminuir a falta de saúde, educação e emprego. Nosso município tem muitas indústrias, por isso precisamos trabalhar em parcerias para que possamos dar condições de um pai de família tenha uma renda mensal e possa cumprir com seus compromissos”, aclamou Villaça.
A programação, que acontece até amanhã (09), será dedicada ao planejamento da Rede ODS Brasil: sustentabilidade financeira; agenda de convergência entre os estados; composição da Comissão Nacional de Articulação e das Coordenações Nacionais dos Grupos Temáticos ODS.
REDE ODS BRASIL
A Rede ODS Brasil é um coletivo que tem como referência a Agenda 2030, e defende os Direitos Humanos; a igualdade (racial, geracional, de gênero e orientação sexual) e a justiça social; a aplicabilidade do Marco Legal da laicidade do Estado; o reconhecimento dos direitos dos grupos historicamente excluídos da sociedade; o desenvolvimento que equilibre as esferas econômica, social e ambiental, valorizando as práticas e saberes dos povos originários e dos povos e comunidades tradicionais; o Estado Democrático de Direito; e o fortalecimento da Democracia Participativa.
AGENDA 2030
A Agenda 2030 corresponde a um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.
Concluídas em agosto de 2015, as negociações da Agenda 2030 culminaram em um documento ambicioso que propõe 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes, fruto do consenso obtido pelos delegados dos Estados-membros da ONU. Os ODS são o cerne da Agenda 2030 e sua implementação ocorrerá no período 2016-2030. Confira a íntegra do documento da Agenda 2030.
Texto: Ana Paula Catete
Fotos: Ascom Sudam
Redes Sociais