Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Prêmio Celso Furtado é destaque à Produção Científica Regional

  • Escrito por Aldaci Fonseca
  • Criado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 10h00
  • Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 10h00
  • Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2017, 11h10

Uma categoria específica para premiar trabalhos científicos na área de Tecnologia e Inovação voltada para o Plano de Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), sugerido pelo corpo técnico da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) é uma das novidades do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, Região Norte, 4ª edição. O Ministério de Integração Nacional (MI), juntamente com o Centro Internacional Celso Furtado, com apoio do Banco da Amazônia e das vinculadas do MI, Sudam, Sudene e Sudeco promoveu o lançamento, que marcou o início das comemorações dos 75 anos do Banco e ocorreu nesta terça-feira, 30, no auditório do Banco da Amazônia, com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional do MI, Marlon Cambraia. Estiveram presente o presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, o chefe geral da EMBRAPA, Adriano Venturieri, o diretor-geral do NAEA/UFPa, entre outros.

 

Cambraia ressaltou a importância da premiação e o estímulo à produção científica como fonte de novos subsídios para a formulação de políticas de desenvolvimento efetivas. Ele destacou as novas categorias de premiação que são direcionadas para os órgãos de desenvolvimento regional das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “Esperamos que os interessados tragam elementos que possamos incorporar a nossa Política Nacional de Desenvolvimento Regional e traduzamos em ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

 

Representando a Sudam, a coordenadora de Elaboração de Programas e Projetos Especiais, Aline Dias, ressaltou a importância da categoria específica criada para a Amazônia no Prêmio, na área de Ciência e Tecnologia. “Precisamos de propostas inovadoras que venham ao encontro do que a região necessita para que a nossa produção seja verticalizada, trazendo benefícios sociais e econômicos”, afirmou.

 

As premiações serão de R$15 mil reais para o primeiro lugar e R$10 dez mil reais para o segundo lugar de cada categoria. O Regulamento e as inscrições estão disponíveis no site www.mi.gov.br/premio . As inscrições poderão ser feitas a partir de 01 de junho até 31 de julho deste ano. Podem inscrever trabalhos científicos pesquisadores, pessoas vinculadas a instituições públicas ou privadas que promovam o desenvolvimento regional, pessoas vinculadas a instituições da sociedade civil vocacionadas ao desenvolvimento regional e autônomos, com atividade referente à temática.

 

Texto : Marilena Vasconcelos

Fotos: ASCOM/ SUDAM

Publicado em: 02/06/207

registrado em:
Fim do conteúdo da página