Prêmio Celso Furtado destacará C&T na Amazônia
O Ministério de Integração Nacional (MI) lança no próximo dia 30, o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, Região Norte, 4ª edição. O homenageado será Milton Santos. O objetivo é estimular o debate e a produção acadêmica sobre o desenvolvimento regional, envolvendo o poder público e a sociedade civil. O evento acontecerá no auditório Rio Amazonas, do Banco da Amazônia.
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) participa como apoiadora da iniciativa, e incluiu nas modalidades de premiação a subcategoria “Amazônia legal: Projetos de Tecnologia e Inovação para o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA)”. A modalidade vai destacar o programa de Ciência, Tecnologia e Inovação do plano, e permitirá uma ação mais efetiva no papel central da Sudam, no planejamento do desenvolvimento da Amazônia.
As categorias a serem premiadas são a “Produção de conhecimento acadêmico”; “Práticas exitosas de Produção e gestão institucional”; “Projetos inovadores para implantação no território”; “Amazônia – Tecnologia e inovações para o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA)”; “Centro-Oeste – Desenvolvimento para a faixa de fronteira”; e “Nordeste – Inovação e sustentabilidade”. Poderão se inscrever pesquisadores com vínculo com instituições de ensino superior, ou pessoas que atuem em instituições que promovam desenvolvimento regional.
Homenageado- O professor Milton Santos foi o mais destacado intelectual negro do Brasil, considerado “Cidadão do Mundo”. Ele trabalhou em 16 universidades de sete países e foi autor de mais de 40 livros. Reconhecido internacionalmente, construiu a noção de território como espaço das relações humanas. Com isso, revolucionou a geografia dos mapas e gráficos. Em 1994, recebeu o Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud.
Inscrições: O Período de inscrição acontece a partir de 1º de junho até 31 de julho, através do site:www.mi.gov.br/premio
Texto: Marilena Vasconcelos
Publicado: 26/05/2017
Redes Sociais