Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Melhorias para o Marajó são debatidas na Sudam

  • Escrito por Larissa
  • Criado: Sexta, 12 de Maio de 2017, 15h00
  • Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2017, 15h00
  • Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2017, 16h19

Belém, 12/05/2017 - Promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional. É com esses objetivos que a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) tem trabalhado para a região do Marajó, no Pará. Nos dias 10 e 11 de maio foram realizadas reuniões na sede da autarquia, em Belém, para tratar sobre a energia elétrica, saúde e saneamento na região.

No primeiro dia, foi tratada a necessidade de prorrogação do programa Luz para Todos, do Governo Federal, previsto para encerrar no dia 31 de dezembro de 2018, cujo objetivo é atender mais localidades do Marajó. Participaram da reunião representantes da Sudam, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Celpa e da Deputada Federal Simone Morgado.

“O programa Luz para Todos no Marajó é fundamental para o desenvolvimento da região. Reuniões como essas são necessárias para assim conseguirmos resolver o problema da escassez de energia elétrica ainda presente na região”, disse Paulo Sérgio, da Famep.

Álvaro Bressan, representante da Celpa no encontro, afirmou que o encontro foi primordial para tomar decisões importantes sobre o assunto. “O Marajó é um caso muito emblemático e entidades como a Sudam, Governo do Estado, Celpa, Ministério, UFPA, entre outros, tiveram a oportunidade de discutir as alternativas para dar atendimento a essas pessoas onde não é possível chegar com a energia convencional”.

Sobre saúde e saneamento, representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) discutiram ações de combate à malária no Marajó. Entre os encaminhamentos, ficou decidido a realização de uma nova visita à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para tratar sobre a questão do saneamento básico na região.

Texto: Madson Sousa

Fotos: Ascom/Sudam

registrado em:
Fim do conteúdo da página