Indústrias são certificadas pelo Projeto Brasil Mais Produtivo.
Belém, 11/05/2017 - Com a finalidade de aumentar a produtividade de indústrias de pequeno e médio porte, o Programa Brasil Mais Produtivo (BMP), certificou 15 empresas que finalizaram a primeira etapa da consultoria no Pará. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), e contou com a presença do Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira; o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia; Prefeito Municipal de Belém, Zenaldo Coutinho; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará, José Conrado Santos; o diretor regional do SENAI do Estado, Dário Lemos; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Eduardo Leão.
“O Brasil Mais Produtivo passará a oferecer, a partir do segundo semestre, ações de eficiência energética e tecnologia. As empresas receberão consultoria especializada para reduzir custos e desperdícios de energia. Na outra frente, os empreendimentos participantes vão conhecer técnicas de digitalização, como a aplicação de realidade aumentada no chão de fábrica e implementação da internet das coisas na linha de produção”, afirmou o ministro.
Segundo o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, que participou do evento representando o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, o país precisa agora de mais oportunidades. “Com mais investimentos e possibilitando às indústrias ampliação e modernização, a expectativa é de mais geração de emprego” concluiu.
Ações no Pará
No estado do Pará serão atendidos, até o final do ano, 70 empreendimentos. A partir do critério de priorização do impacto local, foram definidos dois setores econômicos: Madeira e Mobiliário e Bebidas e Alimentos.
Na cerimônia de lançamento oficial do BMP em Belém, seis empresas paraenses que já receberam treinamento do programa foram premiadas por terem registrado elevados ganhos de produtividade: Amazon Woods, SD Portas, Wood Design, Dom Nato, D’Fazenda e Docel. Outros oito empreendimentos receberam certificado de conclusão dos treinamentos do Brasil Mais Produtivo.
Brasil Mais Produtivo
Lançado em 2016, o BMP oferece consultoria especializada a indústrias de pequeno e médio porte, como foco na redução dos sete tipos de desperdícios mais comuns que ocorrem no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, processamento, inventário, movimento e defeitos.
Na primeira etapa do programa, são atendidas empresas dos setores Metalmecânico, Vestuário e Calçados, Madeira e Mobiliário e Alimentos e Bebidas, que estejam inseridas em Arranjos Produtivos Locais (APLs) ou aglomerações produtivas.
Até abril deste ano, 550 empresas de todos os estados tiveram seu atendimento concluído. Os empreendimentos participantes do BMP obtiveram um aumento médio de produtividade de 52,4%. Também foram registradas reduções médias da movimentação do trabalho (58,51%) e do retrabalho (53,94%).
Texto : Ascom Sudam / Ascom MDIC
Fotos : Ascom FIEPA
Redes Sociais