Sedeme apresenta Pará 2030 na Sudam
Belém, 03/05/2017 -A convergência entre os instrumentos de desenvolvimento regional da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e dos estados da Amazônia Legal, criando uma agenda positiva e uniformizando estratégias é o objetivo do ciclo de palestras que a Diretoria de Planejamento (Diplan) promove a partir deste mês, para reunir o corpo técnico da instituição e dos estados e promover a troca de informações sobre o planejamento regional. Dando início a esse trabalho, no último dia 02, na sede da Sudam, em Belém, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (SEDEME), Eduardo Leão, e o coordenador do Pará 2030, Daniel Melo, apresentaram o programa.
A superintendente substituta da Sudam, Keila Rodrigues, ressaltou a importância do alinhamento dos planejamentos estaduais com o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), elaborado pela Sudam. Ela destacou que é fundamental o intercâmbio entre programas e ações em nível estratégico entre a instituição e os estados da região, afirmando que o órgão, que é responsável por elaborar planos e programas para o desenvolvimento regional, necessita também conhecer os planos dos estados de sua área de atuação. Ela classificou o modelo planejamento apresentado pelo Pará como “muito bem feito” e afirmou que pode ser usado como modelo pelos outros estados. “Nós queremos saber o que os estados pensaram pra si nos próximos anos. É uma forma de repensar o nosso planejamento e conhecer o que cada um identifica como prioridade”, afirmou.
O programa Pará 2030 trata do planejamento estratégico do estado para os próximos 30 anos, priorizando a verticalização da produção, diversificando a economia. As principais ações a serem desenvolvidas e/ou apoiadas pelo Governo do Estado do Pará, estão alinhadas conforme os 5 eixos previamente definidos, que são Marca Amazônia; Atração de Investidores; Capacitação e Formação; Regularização e Licenciamento Ambiental; e Regularização Fundiária.
Texto: Marilena Vasconcelos
Foto: Sedeme
Redes Sociais