Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

MI lança programa de Defesa Civil na Sudam

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 09h59
  • Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 09h59
  • Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2017, 11h51

 

 

Belém, 04/04/2017 - Iniciando pelo Pará, o Ministério de Integração Nacional (MI) lançou, nesta segunda, 03, o Programa Nacional de Capacitação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC)2017/2018, realizado por Cooperação Técnica Internacional entre SEDEC/MI e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O lançamento aconteceu no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Participaram da cerimônia a superintendente substituta da Sudam, Keila Rodrigues, o secretário nacional da SEDEC-MI, Cel. Renato Ramiow, o representante do Corpo de Bombeiros, Augusto Almeida, além de prefeitos de municípios paraenses, coordenadores municipais e outras autoridades.  

 

Nesta fase do programa, ocorre a multiplicação para os municípios. Com apoio do Estado do Pará, acontecerão quatro oficinas de capacitação de formadores, simultaneamente. Os primeiros municípios a receber o treinamento são Belém, Santarém, Marabá e Altamira O programa vai capacitar agentes em todos os estados e Distrito Federal. Keila Rodrigues destacou o trabalho que a Sudam vem realizando no âmbito da Defesa Civil, com programa de monitoramento permanente e atuação na prevenção de desastres. “Vejo com muita alegria a efetivação dessa política pública em nossa região com a destinação de mais recursos e a formação de multiplicadores”, festejou.

 

Ramiow destacou que o programa marca um momento de priorização da prevenção como fundamental para atender à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Ele reafirmou ser uma “responsabilidade muito grande” de cada um dos membros da Defesa Civil, em especial aqueles que estão nas células municipais, que enfrentam as situações mais próximos às vítimas. “As pessoas veem, na gente, a salvação, nos momentos dos desastres”, afirmou.

 

O programa consiste na produção e disponibilização de materiais didáticos em temas essenciais para o fortalecimento o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), capacitação de formadores para todos os Estados e Distrito Federal. No total são 81 formadores estaduais para a realização da capacitação em todas as unidades da Federação, direcionada aos municípios. O programa deverá atender, aproximadamente, 2.020 capacitados nas células municipais.

 

Texto : Marilena Vasconcelos

Foto: ASCOM

registrado em:
Fim do conteúdo da página