Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Capacitação possibilitará implementar a gestão de riscos

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Quinta, 30 de Março de 2017, 16h08
  • Publicado: Quinta, 30 de Março de 2017, 16h08
  • Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2017, 12h02

 

 

Belém, 30/03/2017 - Cerca de duzentos servidores de 13 órgãos e instituições públicas federais e da Auditoria Geral do Estado do Pará participam do curso de Gestão de Riscos, Controles Internos e Governança, ministrado pelo assessor de Controle Interno do Ministério das Cidades, Paulo Grazziotin. O encontro acontece no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém. O objetivo é sensibilizar servidores e empregados públicos sobre a Instrução Normativa (IN) Conjunta nº 1, de 2016, da Controladoria Geral da União (CGU)/Ministério do Planejamento (MP), que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no Poder Executivo federal.

 

A superintendente substituta da Sudam, Keila Rodrigues destacou a importância da implantação dos mecanismos de controle de riscos e do trabalho em conjunto das instituições para um objetivo comum. Ela disse que esse é um primeiro passo rumo à política de controle de riscos que será muito útil à instituição. “Isso aumenta a confiança institucional na Sudam que tem uma equipe séria que trabalha com eficiência”, afirmou.

 

Grazziotin afirmou que o modelo que está sendo adotado no Brasil segue normas internacionais da ISO 31.000 e o COSO II ERM. Ele disse, ainda, que os órgãos públicos têm prazo até 11 de maio próximo para implantar suas políticas de gestão de riscos, de acordo com a IN. Segundo ele, Gestão de Risco agrega valores à instituição e ajuda a atingir objetivos organizacionais e quem ganha é a sociedade contribuinte. O curso tem caráter teórico e prático. “Os servidores vão sair daqui sabendo preencher uma matriz de risco e vão voltar para seus órgãos capacitados para implementar a gestão de riscos”, afirmou.

 

Texto: Marilena Vasconcelos

Foto: Ascom

registrado em:
Fim do conteúdo da página