Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Boletim de Indicadores de Educação Superior é lançado pela Sudam

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Terça, 28 de Março de 2017, 10h09
  • Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 10h09
  • Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 14h16

Belém, 27/32/2017 - Pesquisadores, equipes que trabalhem com planejamento, técnicos que atuam na elaboração de políticas públicas na área de educação em nível superior na Amazônia, e demais interessados já podem contar com um novo instrumento para embasar seus estudos e análises. Foi lançado no último dia 17, oficialmente, o “Boletim Amazônia de Indicadores de Educação Superior”, que traz dados, análises e diagnósticos do setor na região, abordando os cursos de nível superior, nas modalidades presencial e a distância, e os cursos de stritu sensu, de pós-graduação, também mestrado e doutorado.

O trabalho da equipe da Coordenação Geral de Elaboração e Acompanhamento de Planos de Desenvolvimento (CGEAP), da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), vem preencher uma lacuna no que se refere a dados e análises a respeito do assunto. Os indicadores são mostrados com série temporal, no período de 2007 a 2014. Além deste sobre educação em nível superior, a Sudam já lançou outros três boletins, sendo um de indicadores Ambientais de Desenvolvimento Sustentável, um Socioeconômico-ambientais e Análise Conjuntural da Amazônia Legal e um de indicadores da Educação Básica. Todos estão disponibilizados no site www.sudam.gov.br

Segundo o estatístico Alexandre Salgado, da Sudam, com essa iniciativa, o órgão assume o papel de aglutinar dados de diversas fontes, sobre diversas temáticas, relativas à Amazônia. O objetivo é tornar a instituição fonte de referência em estatísticas regionais e com temáticas específicas. Os temas já abordados pelos boletins surgiram da necessidade de programas específicos do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) e do Plano Plurianual (PPA), dentro de uma lógica de atuação da equipe que apoia a elaboração de planos regionais dos Estados da Amazônia. Segundo Salgado, antes os interessados teriam de buscar em vários sites os dados nacionais, extrair os dados da Amazônia, para ter um panoramaregional. “Nós já fizemos esse trabalho e vamos acompanhar os indicadores e atualizá-los a cada dois anos, para demonstrar a evolução da educação na Amazônia”, afirmou festejando a praticidade da busca de dados. 

 

Texto : Marilena Vasconcelos

Foto: Ascom/Sudam

registrado em:
Fim do conteúdo da página