Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Workshop apresenta instruções gerais e técnicas sobre Siconv

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Segunda, 27 de Março de 2017, 16h20
  • Publicado: Segunda, 27 de Março de 2017, 16h20
  • Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2017, 16h27

 

Belém, 27/03/2017 -  Servidores dos municípios beneficiários de emendas parlamentares (2017) junto à Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) receberam um treinamento durante o Workshop “SICONV na Prática”, que aconteceu nesta segunda-feira, 27, no laboratório de informática da Sudam. O treinamento foi direcionado a proponentes e convenentes, para compartilharem instruções com municípios da Amazônia Legal quanto à apresentação de propostas, execução de convênios e uso adequado do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses (SICONV).

Segundo o assessor de Gestão Institucional, Adelson Modesto, os recursos direcionados à Sudam, oriundos de emendas parlamentares, crescem a cada ano, implicando no aumento de convênios celebrados e do número de municípios alcançados dentro da Amazônia Legal. “Isso demandou um maior aperfeiçoamento das propostas e projetos apresentados”, afirmou. Ele destacou a importância da capacitação para melhorar a execução do convênio, evitar atrasos, perdas de recursos, retrabalhos ou até mesmo problemas junto aos órgãos de controle.

Técnicos da Sudam deram instruções gerais quanto aos procedimentos de apresentação e análise das propostas, plano de trabalho, fluxos, condições para assinatura de convênios e os principais problemas e dificuldades encontradas nos processos. O instrutor Gabriel Peixoto orientou sobre o uso da plataforma para cadastro de proposta, execução do convênio. Recentemente, o SICONV implantou melhorias no sistema para atender ao dispositivo legal, que estabelece que o procedimento de cadastramento prévio seja realizado em qualquer terminal de acesso à internet pelos entes e entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.

Clemensilva Madeira, do município de Colider, Mato Grosso, destacou a importância do treinamento para fazer frente a situações reais, já que todos os participantes já têm convênios em andamento, principalmente no que se refere aos prazos que são exíguos. “Estar num ambiente real, com equipamentos disponíveis para trabalhar casos reais faz toda a diferença nesse processo de capacitação, principalmente para quem vem de muito longe”, afirmou. 

Texto : Marilena Vasconcelos

Foto: Ascom/Sudam

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página