Sudam, SECTEC e Banco da Amazônia reúnem para planejar ações conjuntas
Belém, 21/03/17 - Representantes da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Banco da Amazônia e Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTEC), estiveram reunidos na última sexta-feira, 17, na sede da SECTEC, em Belém, para nivelar informações sobre as políticas e prioridades de cada órgão, bem como verificar as possibilidades de cooperação. A ideia é definir ações conjuntas entre as instituições, principalmente as definidas no Plano Marajó.
A secretária adjunta da SECTEC, Maria Amélia Enriquez, coordenou a reunião e expôs as ações dos Planos Pará 2030, Inova Pará e Pará Profissional, além das ações da Coordenação de Desenvolvimento Econômico (CODEC), que atua junto aos empreendedores na articulação de oportunidades de investimentos no Estado. “É fundamental nossa articulação, para garantir o desenvolvimento do Estado”, afirmou.
Técnicos da Sudam, responsáveis pela coordenação e articulações institucionais do Plano Marajó, ouviram e informaram sobre as ações da instituição que podem ser articuladas para obtenção de objetivos comuns. Ficou definido que serão feitos estudos de viabilidade de ações futuras, por exemplo, no cultivo do açaí, na região do Marajó. Além disso, ficaram previstos estudos em outras áreas do Estado, como o cacau, na região do Xingu e aquicultura e pesca, no nordeste paraense. Outro tema tratado foi a criação de um Fórum para mapeamento de demandas de CT&I, Investimentos e Educação Profissional para a cadeia logística, como foco no setor naval.
Segundo o coordenador de Elaboração e Avaliação dos Planos de Desenvolvimento da Sudam, Flávio Blanco, esse foi um primeiro momento entre os órgãos para a articulação de uma ação conjunta. “Serão feitos estudos em conjunto, onde a CODEC e a SECTEC vão fazer um levantamento das necessidades, para definirmos como desenvolver esses setores”, afirmou Blanco.
Texto: Marilena Vasconcelos
Foto: Ascom Sudam
Redes Sociais