Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Imprensa Oficial do Pará recebe edições antigas do Diário Oficial da Sudam

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Segunda, 20 de Março de 2017, 13h04
  • Publicado: Segunda, 20 de Março de 2017, 13h04
  • Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2017, 13h20

Belém, 20/03/17 -  A Imprensa Oficial do Estado (IOE) recebeu nesta semana, uma grande quantidade de edições antigas do Diário Oficial do Estado, doados pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Todo o material, que compreende o período entre os anos de 1950 e 1980, está passando por um processo de higienização e catalogação, para poder integrar o acervo do arquivo da autarquia que dispõe, também, de edições do final do século XIX.

Segundo as arquivistas Elizabete Miranda, de 58 anos, e Teodora Maia, 55, todo o material bibliográfico recebido da Sudam (jornais avulsos e encadernados) e doado para à IOE de acordo com a política de descarte da biblioteca da Superintendência, está sendo minuciosamente higienizado para evitar ataques de fungos, mofo e outras bactérias. Só depois desse processo, no qual é usada uma máquina especial, é que as edições serão incorporadas ao acervo do arquivo da Imprensa Oficial.

“Nós estamos limpando página por página com produtos especiais. Para isso temos que usar luvas e máscaras para evitar contaminação das outras edições e risco para a nossa saúde também”, explicou Elizabete Miranda.

Segundo Teodora Maia, depois de concluído o trabalho de catalogação e higienização, vai ser possível fazer substituições de edições que estejam em melhores condições de uso. “Nós já detectamos que algumas edições recebidas vão poder substituir outras nossas que estão bastante deterioradas e sem condições de manuseio”, pontuou.

As edições que não puderem ser aproveitadas serão destinadas para reciclagem. O que for aproveitado será guardado no grande arquivo deslizante da autarquia, que é todo climatizado, e serão acondicionados em caixas fabricadas em papel especial antimofo, produzidas na própria IOE.

Segundo a diretora de Documentação da IOE, Carmen Palheta, a doação vai enriquecer ainda mais o arquivo da autarquia. “O material encaminhado pela Sudam vem ao encontro da própria missão da Imprensa Oficial, que é o de não só registrar e dar publicidade aos atos públicos, mas salvaguardar a própria história do Estado. Só temos a agradecer à Sudam pela iniciativa em contribuir para a preservação disso”.

O arquivo está aberto ao público, mas depende de autorização superior prévia do órgão para utilizá-lo. “Nós orientamos o público que vem até a IOE buscar algum tipo de informação nos diários oficiais, no sentido de que primeiro seja atendido na loja onde pode acessar os documentos pelo site da IOE (www.ioepa.com.br), visto que a maioria já se encontra digitalizado. No caso de não encontrar o que busca nessa primeira pesquisa, então será preciso encaminhar um oficio à presidência pedindo para acessar os documentos arquivados e, em caso positivo, o interessado será acompanhado por um dos funcionários do arquivo para proceder a pesquisa”, esclareceu Sílvia Guimarães, responsável pelo arquivo.

Memorial da Imprensa – O arquivo será imprescindível para compor o memorial da Imprensa. Além de documentos raros e das edições publicadas pela autarquia, o memorial vai abrigar também o maquinário antigo que fazia a impressão do Diário Oficial. A previsão é que seja concluído em 2018, segundo o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Cláudio Rocha.

Texto e Fotos: Agência Pará

registrado em:
Fim do conteúdo da página